Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 21 de março de 2012

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças exploram o imaginário como um elemento intrínseco a sua vida, as brincadeiras, jogos povoam este espaço enriquecendo suas vivências com os outros e o mundo que a circunda. As brincadeiras e jogos infantis têm as suas características e evolução, vão desenvolvendo-se de acordo com a fase do desenvolvimento inserida a criança e as suas vivências com o meio. Desde o período sensório-motor, que a criança ao explorar o espaço e descobri-lo ao jogar com regras no período pré-operatório já realiza brincadeiras sociais. Este trabalho tem o objetivo de construir um estudo bibliográfico sobre a temática buscando suporte teórico metodológico para proporcionar aos educadores de Educação Infantil uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais afetivos através das brincadeiras e jogos infantis. A metodologia fez-se mediante a pesquisa bibliográfica e por meio de textos eletrônicos, os dados coletados foram analisados para um aprofundamento sobre o tema, o brincar na Educação Infantil. Os resultados concretizam-se a partir da construção de uma proposta holística do brincar, fundamentando este momento como meio de expressão e associação com o mundo no qual nos inserimos. Saber os níveis de desenvolvimento das crianças bem como, os tipos de brincadeiras e jogos torna o trabalho pedagógico valioso a professores e alunos, tendo a visão do todo como primordial. Segundo Piaget, o jogo inscreve-se dentro de um conjunto de ações, acompanhando os estágios de desenvolvimento da criança, partindo de patamares simples para mais complexos. 
E no Centro de Educação Pingo de Gente não é diferente, usando máscaras dos adorados palhaços Patati Patatá as professoras do maternal 1puderam explorar junto aos alunos as expressões faciais, as sensações de equilíbrio, a socialização, movimentos, interação e a construção de hábitos e valores.
Foi com certeza uma tarde muito especial para todos nós, principalmente para as crianças que demonstraram muita alegria e interesse.

Post Professora Raquel Fernandes





Nenhum comentário:

Postar um comentário