Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 20 de março de 2012

IDENTIDADE E AUTONOMIA





Otacílio Costa, 20 de MARÇO DE 2012.


IDENTIDADE E AUTONOMIA
ALGUMAS IDÉIAS PARA COMPARTILHAR


O que não pode faltar na Educação Infantil

Para  que as turmas de creche e pré-escola se desenvolvam plenamente, é preciso conhecer as características de cada faixa etária e garantir que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento. Saiba como trabalhá-las e por que são tão importantes.

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.

Imagem: Educação Infantil








Tendo em vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si.






Objetivos:
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.



Use sua imaginação, pesquise, leia, estude sobre o tema assim ficará mais fácil desenvolver um trabalho sólido e com melhores resultados.


BOM TRABALHO


Professora Raquel Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário