Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

EQUOTERAPIA EM OTACÍLIO COSTA

Bom dia, a APAE de Otacílio Costa junto com a equipe multidicisplinar apresentou ontem 25/10/2011 as 19:00 horas o Projeto de Equoterapia, onde foi esclarecido a importância dessa terapia para crianças com necessidades especiais.
Durante a apresentação do Projeto pudemos aprender que a andadura do cavalo imprime movimentos tridimencionais ou seja, para cima, para baixo, para um lado, e para outro e para frente e para trás, estimulando o controle motor global, a independência, a auto-estima dentre outros benefícios.
Parabéns a todos os profissionais envolvidos nessa nova abordagem terapêutica, que com toda certeza vem para somar a melhoria das crianças e adultos com deficiências.
Penso que essa poesia retrata a alegria de uma criança no dorso de um cavalo.


A trote no teu
cavalo da fantasia
és livre, como ninguém
Cortas o vento
não és frágil!
e voas nessa viagem
mais longe que o firmamento
No seu dorso sobes
ao cume da felicidade
Por conta desta amizade
até teus olhos sorriem
Eu sei que ainda te lembras
do dia em que o recebeste
e quando o acariciaste
logo balbuciaste:
É meu!
Vai chamar-se “poesia”

                                      (   Maria Fernanda Reis )

  1. Crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam melhoras com Equoterapia

Por: Mariana Rosati

Centro de Equoterapia

“Cavalos são animais que têm cinco corações: o de verdade e outros quatro representados por cada uma de suas patas.” A observação é da pedagoga Maisa Maffini, responsável pelo atendimento de várias crianças no Centro de Equoterapia, que funciona nas dependências da Sociedade Hípica de Goiânia. É lá que meninos e meninas portadores de necessidades especiais ou com dificuldades de aprendizagem encontram no cavalo um aliado para sua terapia.

  1. Em sessões de 30 minutos, uma ou duas vezes por semana, as crianças desenvolvem a coordenação motora, a auto-estima, a movimentação corporal e ainda participam de atividades lúdicas e brincadeiras de cunho pedagógico. Tudo com o auxílio de profissionais das áreas de saúde e educação, além de equitadores


Postado por
Profª Raquel C. Fernandes

Um comentário:

  1. Sabe-se que a qualidade da interação entre o ambiente e o indivíduo afetara diretamente na qualidade da aprendizagem e nas experiencias sensório motoras positivas, e a busca constante desta qualidade é dever dos professores, equipe multidiciplinar e pais de criançãs portadoras de necessidades especiais. Parabéns para equipe APAE Otacílio Costa.

    ResponderExcluir